Perguntas

Uma boa maneira de ajudar outras pessoas a pensar sobre um assunto consiste em fazer-lhes uma pergunta sobre esse tema. Uma boa pergunta pode realmente ajudar-nos a organizar informação, avaliar as nossas ideias existentes e criar ideias novas.

Formular perguntas especificamente orientadas a ajudar outros a aprender é chamado de indagação socrática, nomeado após Sócrates na Grécia Antiga.

As perguntas socráticas exigem que escute com muita atenção à outra pessoa para ajudá-lo a julgar e formular a sua pergunta numa maneira útil, constructiva e, oxalá, sem confrontações.

Aqui estão alguns exemplos de tais perguntas:

Perguntas de clarificação

  • O que quer dizer quando diz ____?
  • Qual é a sua questão principal?
  • Como é que ___ se relaciona com ___?
  • Pode colocar isso de uma outra maneira?
  • Deixe-me ver se eu o compreendo; quer dizer ___ ou ___?
  • Como é que isto se relaciona com o nosso problema/discussão/questão?
  • Joana, pode resumir nas suas próprias palavras o que o Ricardo disse? ... Ricardo, é isso o que queria dizer?
  • Poderia dar-me um exemplo?
  • ___ seria um bom exemplo disso?

Perguntas para sondar suposições

  • O que é que está a assumir aqui?
  • O que é que o Jorge está a assumir?
  • O que poderemos assumir em vez disso?
  • Parece que está a assumir _____. Entendi correctamente?
  • Todo seu raciocínio depende da ideia que ___. Porque motivo baseou o seu raciocínio no ___ em vez do ___?
  • Parece que está a assumir que _____. Como justifica tomar isso como garantido?
  • É sempre esse o caso? Porque motivo acha que essa suposição se justifica aqui?
  • Porque motivo faria alguém essa suposição?

Perguntas que sondam razões e evidência

  • Poderia explicar-nos as suas razões?
  • Como é que isso se aplica a este caso?
  • Há alguma razão para duvidar essa evidência?
  • Quem está numa posição para saber que isso é verdade?
  • Que diria a alguém que disse que ___?
  • Pode alguma outra pessoa dar provas para suportar esse ponto de vista?
  • A partir de que raciocínio chegou a essa conclusão?
  • Como podemos saber se isso é verdade?

Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas

  • O que está implicando com isso?
  • Quando diz _____, está a insinuar _____?
  • Mas, se isso aconteceu, o que mais poderia acontecer como resultado? Porque?
  • Que efeito teria isso?
  • Isso aconteceria necessariamente ou somente possivelmente/provavelmente acontece?
  • Qual é a alternativa?
  • Se ___ e ___ são o caso, então o que pode igualmente ser verdade?
  • Se dizemos que ___ é ético, e que tal ___?

Perguntas que sondam implicações e consequências

  • Como podemos saber?
  • O que é que esta pergunta presupõe?
  • De que modo ___ faria esta pergunta de modo diferente?
  • Como poderia alguém resolver esta questão?
  • Podemos quebrar esta pergunta de todo?
  • É esta pergunta clara? Nós compreendemo-la?
  • Esta pergunta é fácil ou difícil de responder? Por que?
  • Todos concordamos que esta é a pergunta?
  • Para responder a esta pergunta, que outras perguntas devemos responder previamente?
  • Porque é que este assunto é importante?
  • É esta a pergunta mais importante, ou há uma pergunta subjacente?
  • Pode ver como isto pode relacionar-se ao ______?

Perguntas adaptadas de: Paul, R. (1993). Pensamento crítico: Como preparar estudantes para um mundo em mudança ràpida: Fundação para o pensamento crítico, Santa Rosa, CA.

Veja também: Leitura de textos e Escrita de textos

Índice de todos os ficheiros de ajuda
Língua na qual mostrar esta ajuda: English

Moodle Appliance - Powered by Solemp